quinta-feira, 14 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO É CIDADANIA


A educação insere-se primeiramente no âmbito familiar, onde os pais concebem aos filhos o processo de aprendizagem. É através da família que cada indivíduo aprende a interagir no meio social, além de contribuir para a formação dos valores que vão acompanha-lo por toda a vida. Também, a escola, logo cedo, tem participação efetiva neste processo porque é com o conhecimento adquirido na mesma que o aluno se prepara para a vida, obtém os valores profissionais e tem oportunidade de desenvolver a sua identidade e autonomia.
A escola é essencial para a formação de cidadãos, pois a mesma educa para os direitos e deveres que cada qual tem perante a sociedade, tais como: igualdade de direitos, participação social e politica, solidariedade e respeito.  Ensina a posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais. Além de mostrar à importância de valorizar a diversidade e a interação social e cultural, proporcionando as mais diversas formas de expressão e conhecimento.
Portando, cidadania é educação: a formação de um ser humano participativo e comprometido com seus direitos e sua liberdade, sem deixar de envolver-se com o bem comum e com a coletividade da qual faz parte. É uma pessoa capaz de refletir, de dialogar e de viver segundo os valores impostos pela sociedade.

Autora: Gabriella de Andrade Coni

Referências:





0 comentários:

Postar um comentário