Abordar a
temática "Cidadania e Vida na Cidade" nas instituições educacionais é
de suma importância, porque o referido tema está veiculado com a luta por
direitos e deveres individuais e coletivos que garantem a busca por justiça, a
atuação efetiva na política e a vida saudável na sociedade, principalmente
quando se trata de nosso país, um Estado Democrático de Direito. É necessário
que esses tópicos sejam integrados a vida do estudante, pois dessa forma esse
passa a compreender, com clareza, o assunto e a participar efetivamente da vida
político-social e assim, não se torne apático ou antiético com a vida política
ou em suas relações ao viver em comunidade.
A
cidadania, na história do Brasil, está ligada de maneira umbilical com as lutas
sociais por melhorias na estrutura política, na busca por direitos fundamentais
da pessoa humana, justiça, liberdade, entre outros. Contudo, há ainda uma
imensa defasagem em outros setores, gerando desigualdade, analfabetismo,
exclusão social, miséria, desemprego, violência, questões agrárias e indígenas,
o que acarreta na inexistência ou minoração da justiça social, assim como
exercício da própria cidadania.
Nosso
grupo entende que para solucionar essa profunda problemática é necessário mais
do que iniciativas sem cunho crítico, carregada por simples exaltação dos
ânimos em busca de respostas imediatas. A questão é ainda, superior a
interminável busca sobre "quem é o culpado, governo ou sociedade".
Está imersa em um pilar de base estrutural de uma sociedade: a educação.
Somente a educação verdadeiramente efetivada e enraizada na estrutura sociocultural,
econômica, política e ética, possibilita a desenvoltura da visão crítica e ética
de mundo, interesse pela política de seu país, conhecimento sobre seus direitos
e deveres perante o Estado e valora, sob parâmetros da justiça(bem comum) e igualdade,
as relações sociais.
O
material aqui tratado será publicado em uma rede social no formato de blog,
pois ao utilizarmos essa ferramenta além de facilitar a difusão das idéias
referidas no material selecionado, também permite que os componentes do grupo
possam discutir a temática de forma mais conjunta e interativa, facilitando,
assim, a didática do material textual e o aprendizado de todos. Escolhemos
tratar do subtema "Educação e Cidadania", por convicção de que o
Estado brasileiro necessita de melhorias na educação, seja pública ou privada,
em âmbito doméstico ou de instituição educacional formal, para que assim se
consolide a cidadania.