Introdução

Abordar a temática "Cidadania e Vida na Cidade" nas instituições educacionais é de suma importância, porque o referido tema está veiculado com a luta por direitos e deveres individuais e coletivos que garantem a busca por justiça, a atuação efetiva na política e a vida saudável na sociedade, principalmente quando se trata de nosso país, um Estado Democrático de Direito. É necessário que esses tópicos sejam integrados a vida do estudante, pois dessa forma esse passa a compreender, com clareza, o assunto e a participar efetivamente da vida político-social e assim, não se torne apático ou antiético com a vida política ou em suas relações ao viver em comunidade.
A cidadania, na história do Brasil, está ligada de maneira umbilical com as lutas sociais por melhorias na estrutura política, na busca por direitos fundamentais da pessoa humana, justiça, liberdade, entre outros. Contudo, há ainda uma imensa defasagem em outros setores, gerando desigualdade, analfabetismo, exclusão social, miséria, desemprego, violência, questões agrárias e indígenas, o que acarreta na inexistência ou minoração da justiça social, assim como exercício da própria cidadania.
Nosso grupo entende que para solucionar essa profunda problemática é necessário mais do que iniciativas sem cunho crítico, carregada por simples exaltação dos ânimos em busca de respostas imediatas. A questão é ainda, superior a interminável busca sobre "quem é o culpado, governo ou sociedade". Está imersa em um pilar de base estrutural de uma sociedade: a educação. Somente a educação verdadeiramente efetivada e enraizada na estrutura sociocultural, econômica, política e ética, possibilita a desenvoltura da visão crítica e ética de mundo, interesse pela política de seu país, conhecimento sobre seus direitos e deveres perante o Estado e valora, sob parâmetros da justiça(bem comum) e igualdade, as relações sociais.
O material aqui tratado será publicado em uma rede social no formato de blog, pois ao utilizarmos essa ferramenta além de facilitar a difusão das idéias referidas no material selecionado, também permite que os componentes do grupo possam discutir a temática de forma mais conjunta e interativa, facilitando, assim, a didática do material textual e o aprendizado de todos. Escolhemos tratar do subtema "Educação e Cidadania", por convicção de que o Estado brasileiro necessita de melhorias na educação, seja pública ou privada, em âmbito doméstico ou de instituição educacional formal, para que assim se consolide a cidadania.