domingo, 1 de dezembro de 2013

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

                                                 EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA 






O individuo começa seu processo de formação na família, dando ali os primeiros passos na educação, que se caracteriza por um processo de desenvolvimento intelectual e moral. 

A educação se mostra como um verdadeiro instrumento de iniciação de uma vida social adequada no exercício da cidadania. Considera-se que uma pessoa bem educada, apresenta todos os requisitos de um cidadão, que explora de forma adequada seus direitos e deveres.Educar, não só compete a transmitir o conhecimento cientifico, mais apresentar ao individuo a realidade do mundo, de forma que ele tenha uma definição completa do que seja verdadeiramente cidadania. 

Se o indivíduo não tem uma definição do que seja a cidadania, obviamente não poderá exercê-la de forma plena. 

Ao mesmo tempo, na medida em que se percebe esta indefinição no que se refere ao conceito de cidadania, a democracia tampouco poderá acontecer uma vez que ela se faz na participação dos cidadãos. Ou seja, a cidadania deve ser pensada como condição fundamental para a existência de uma sociedade democrática. 

Pensando dessa forma, e vendo que o mundo está em constante mudança, complexo, é nítido a falta e indefinição relativamente da cidadania. É neste ponto que a escola precisa também ser repensada, principalmente os professores, responsáveis diretos por promover essa readaptação exigida pelas transformações tecnológicas. Dessa forma, é necessário que valores e a forma de disseminá-los sejam repensados, inclusive no que se refere à cidadania.

0 comentários:

Postar um comentário