(Vídeo: Porquê Transformar a Educação, retirado do Youtube)
Alternativas no
campo educacional.
O vídeo em questão traz a importância de métodos alternativos
de ensino e matérias que muitas vezes são dispostas erroneamente em posições
hierárquicas inferiores. Disciplinas como teatro, dança, educação física, ou
até mesmo filosofia e sociologia (principalmente no período da Ditadura Militar
no Brasil), foram e são tratadas com menor importância na sociedade se
compararmos com a relevância que se dá à matérias como matemática, ciências
naturais e linguagens.
Esse
fato advém, muitas vezes, de contextos históricos e manipulação política da
massa que permeiam arbitrariedade e falta de democracia. No período da ditadura
militar no Brasil, por exemplo, conteúdos que permitiam a reflexão e
politização do aluno (tratados principalmente na sociologia e filosofia) foram
substituídos por matérias meramente panfletárias e pró-ditadura, deixando de
lado importantes explicações históricas que permitem que o estudante analisando
o passado de seu país, o seu passado, obtivesse uma visão crítica a respeito de
seu presente e do governo que geria o seu país.
Há
ainda outras matérias que são tratadas muitas vezes com menor importância, são
as disciplinas que promovem o desenvolvimento das inteligências corporal-cenestésica
e lógico-espacial, a percepção do próprio corpo e do corpo do outro, além do
trabalho em equipe, entre outros. É necessário que o sistema educacional
promova a transmissão de conhecimentos de forma democrática e igualitária,
atribuindo importância e carga horária equitativa para todas as matérias, desde
as ciências exatas, naturais, linguísticas, humanas e matérias que disciplinam
conteúdos relacionados ao desenvolvimento corporal, pois somente assim, a
educação promoverá um indivíduo completo em suas inteligências, percepções
éticas, sociais e políticas dentro de um sistema global e imensamente amplo.
Métodos de ensino alternativos, como a utilização de avanços
tecnológicos em sala de aula, como computadores, técnicas de audiovisual,
dinâmicas diferentes e didáticas ao abordar os assuntos, interação mais bem
aplicada entre os colegas em sala de aula, pais, professores e alunos, etc.,
são de suma importância para garantir a sintetização e maior absorção do
conteúdo proposto em aula e cativar o interesse de maior número de alunos do
que se fossem utilizados apenas métodos tradicionais de ensino. Ao desenvolver
técnicas variadas de ensino, inserir matérias que tratem da vida em sociedade,
da ética e do mundo que nos cerca de forma ampla, pode-se desenvolver maior
interesse nos alunos com relação aos estudos e assim, a formação de pensamento
crítico, forte poder de análise, politização e cidadania.
Texto por Marianne Miranda.
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