segunda-feira, 18 de novembro de 2013

VÍDEO: PORQUÊ TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO


(Vídeo: Porquê Transformar a Educação, retirado do Youtube)

Alternativas no campo educacional.

O vídeo em questão traz a importância de métodos alternativos de ensino e matérias que muitas vezes são dispostas erroneamente em posições hierárquicas inferiores. Disciplinas como teatro, dança, educação física, ou até mesmo filosofia e sociologia (principalmente no período da Ditadura Militar no Brasil), foram e são tratadas com menor importância na sociedade se compararmos com a relevância que se dá à matérias como matemática, ciências naturais e linguagens.
Esse fato advém, muitas vezes, de contextos históricos e manipulação política da massa que permeiam arbitrariedade e falta de democracia. No período da ditadura militar no Brasil, por exemplo, conteúdos que permitiam a reflexão e politização do aluno (tratados principalmente na sociologia e filosofia) foram substituídos por matérias meramente panfletárias e pró-ditadura, deixando de lado importantes explicações históricas que permitem que o estudante analisando o passado de seu país, o seu passado, obtivesse uma visão crítica a respeito de seu presente e do governo que geria o seu país. 
Há ainda outras matérias que são tratadas muitas vezes com menor importância, são as disciplinas que promovem o desenvolvimento das inteligências corporal-cenestésica e lógico-espacial, a percepção do próprio corpo e do corpo do outro, além do trabalho em equipe, entre outros. É necessário que o sistema educacional promova a transmissão de conhecimentos de forma democrática e igualitária, atribuindo importância e carga horária equitativa para todas as matérias, desde as ciências exatas, naturais, linguísticas, humanas e matérias que disciplinam conteúdos relacionados ao desenvolvimento corporal, pois somente assim, a educação promoverá um indivíduo completo em suas inteligências, percepções éticas, sociais e políticas dentro de um sistema global e imensamente amplo.
Métodos de ensino alternativos, como a utilização de avanços tecnológicos em sala de aula, como computadores, técnicas de audiovisual, dinâmicas diferentes e didáticas ao abordar os assuntos, interação mais bem aplicada entre os colegas em sala de aula, pais, professores e alunos, etc., são de suma importância para garantir a sintetização e maior absorção do conteúdo proposto em aula e cativar o interesse de maior número de alunos do que se fossem utilizados apenas métodos tradicionais de ensino. Ao desenvolver técnicas variadas de ensino, inserir matérias que tratem da vida em sociedade, da ética e do mundo que nos cerca de forma ampla, pode-se desenvolver maior interesse nos alunos com relação aos estudos e assim, a formação de pensamento crítico, forte poder de análise, politização e cidadania. 

Texto por Marianne Miranda.

   

0 comentários:

Postar um comentário