A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DEMOCRÁTICO CIDADÃO
A formação do ser humano
começa na família. Ali, tem início um processo de humanização e libertação; é
um caminho que busca fazer da criança um ser civilizado, e bem cedo a escola
participa desse processo. Com o conhecimento adquirido na escola, o aluno se
prepara para a vida. Passa a ter o poder de se transformar e de modificar o
mundo onde vive.
Educar é um ato que visa à
convivência social, a cidadania e a tomada de consciência política. A educação
escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência
de preparar as pessoas para o exercício da cidadania. A cidadania é entendida
como o acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade, e ainda
significa o exercício pleno dos direitos e deveres previstos pela Constituição
da República.
A educação para a
cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente de transformação. Isso exige
uma reflexão que possibilite compreender as raízes históricas da situação de
miséria e exclusão em que vive boa parte da população. A formação política, que
tem no universo escolar um espaço privilegiado, deve propor caminhos para mudar
as situações de opressão. Muito embora outros segmentos participem dessa
formação, como a família ou os meios de comunicação, não haverá democracia
substancial se inexistir essa responsabilidade propiciada, sobretudo, pelo
ambiente escolar.
Infelizmente, no Brasil, a
participação do povo no poder se limita a comparecer às urnas durante o
processo eleitoral. A cultura de participação é o primeiro passo para se
consolidar uma democracia capaz de garantir os direitos sociais de todos os
cidadãos.
A formação de uma cultura
democrática nasce do conhecimento enquanto instrumento político de libertação.
Ela permitirá o desenvolvimento dos potenciais de cada aluno-cidadão no meio
social em que vive. A ideia de educação deve estar intimamente ligada às de
liberdade, democracia e cidadania.
Autor: Pedro Barros.
REFERÊNCIAS:
LAKATOS, Eva Maria. Sociologia geral. 7.ed.
São Paulo: Atlas, 1999.
PERUZZO, Cecília M. K. Comunicação nos movimentos populares:
a participação na construção da cidadania. Petrópolis: Vozes, 1998.
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